Nós, da Milk of Stone, acreditamos em compartilhamento de conhecimento como ferramenta de transformação.
Gostamos de observar a emoção e o brilho nos olhos quando se desvenda um mistério, quando se descobre como algo funciona.
O despertar dessa emoção, pelo contato com o conhecimento, é uma forma de promover o bem.
Em nossa jornada, aprendemos que a luz que acendemos para iluminar o caminho do outro, ilumina o nosso caminho também.
Dentre as diversas disciplinas que exercemos, a monitoração tem papel fundamental em nosso cotidiano, e requer pesquisa constante. Às vezes por conta própria, outras vezes compartilhando descobertas com amigos.
Assim chegamos no PROMETHEUS, pelas mãos de um explorador incansável, o Rafael Schleetz Benvenuti. Foi durante um bate papo com o Rafa que nasceu a ideia de compartilhar o que aprendemos e que ele seria nosso convidado para transmitir seus conhecimentos sobre o Prometheus .
Decidimos promover o workshop “Monitoramento com PROMETHEUS” e aproveitar para arrecadar fundos para instituições do 3° setor.
Nesta primeira edição a instituição beneficiada será o INSPARA – Instituto Inspiração Paradesportiva, que tem por missão promover o Nado Artístico para todos, de forma inclusiva.
Atualmente o INSPARA atende 11 atletas, sendo 8 com Síndrome de Down e 3 com deficiência física. E pode atender mais, desde que conte com mais apoio.
Você pode conferir um pouco desse lindo trabalho na página do Instagram @inspara.instituto ou no site.
Se você ainda não ouviu falar do Prometheus, ele é um sistema de monitoração de código livre baseado em séries temporais de eventos, mas não se preocupe, pois ele não é tão complicado quanto parece.
A infraestrutura de computação hoje em dia é muito mais dinâmica do que era antigamente, mas nem todas as ferramentas de monitoração acompanharam toda essa transformação.
A maior vantagem do Prometheus em relação aos outros sistemas de monitoração é que ele consegue se adaptar muito bem a esse tipo de ambiente, pois foi exatamente com esse propósito que ele foi criado: monitorar sistemas em ambientes dinâmicos.
Qualquer pessoa que trabalha com computação sabe que monitoração de sistemas é simplesmente essencial para qualquer empresa, mas só quem já trabalhou configurando ou administrando sistemas de monitoração sabe o esforço e a dedicação que esta tarefa exige.
E quem trabalha com tecnologias baseadas em nuvem sabe como essa tarefa têm ficado cada vez mais árdua, ainda mais se você estiver usando sistemas de monitoração mais tradicionais.
Se você tiver que monitorar sistemas e precisa deixar as coisas menos complicadas, o Prometheus pode ser uma boa alternativa, e se você quiser conhecer um pouco mais sobre ele, então esse workshop pode ser um excelente começo.
Conhecimentos básicos de Linux e de conceitos de programação
Toda verba arrecadada será revertida ao INSPARA.
Estipulamos uma contribuição mínima de R$ 53,00, mas fique a vontade se quiser contribuir com mais.
15/08 as 14h
Temos uma previsão de 2 horas de treinamento, mas pode ultrapassar um pouquinho dependendo das dúvidas e interações com vocês.
ATUALIZAÇÃO:
O workshop será realizado por teleconferência via Google Meet.
O link será encaminhado por e-mail.
ou pelo link do formulário